• Conceitos e Contextualização
  • Primeira, segunda e terceira etapa do Design Thinking
  • Validação e implementação
  • Design Thinking na prática
  • Mapa de jornada do usuário
  • Entendendo a pesquisa etnográfica

  • Ética
  • Liderança
  • Comunicação Bem Sucedida
  • Relações Interpessoais
  • Marketing Pessoal
  • Trabalho em Equipe
  • Gestão de Conflitos
  • Autoestima

  • Interpretação textual
  • Língua, linguagem e comunicação
  • Linguagem, Matemática e suas tecnologias – interpretação textual
  • Conjuntos numéricos e operações
  • Potenciação, radiciação e equações
  • Matemática básica – razão, proporção e probabilidade
  • Matemática básica – geometria plana

  • Tipos de Empreendedorismo
  • Conectividade e Network
  • Perfil Profissional
  • Modelo de Negócio
  • Múltiplas Inteligências
  • Como se Comportar em uma Entrevista de Trabalho
  • Elaboração e Currículos

  • Aspectos gerais da biossegurança
  • Introdução e educação em biossegurança
  • Importância da biossegurança para a saúde ambiental
  • Legislação aplicada e programa de biossegurança
  • Qualidade em biossegurança
  • Aprendendo a conhecer os riscos ambientais
  • Aprendendo a Elaborar o manual de biossegurança
  • Programa de gerenciamento de resíduos nos serviços de saúde

  • Introdução Aos Primeiros Socorros
  • Sinais Vitais
  • Parada Cardíaca, Respiratória E Cardiorrespiratória
  • Suporte Básico De Vida
  • Emergências Clínicas
  • Emergências Traumáticas
  • Hemorragia Nasal E Alveolar
  • Intoxicação Por Medicamentos

  • Sistema Esquelético
  • Sistema Muscular
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Respiratório
  • Sistema Digestório
  • Sistema Excretor
  • Sistema Reprodutor
  • Sistema Nervoso

  • Estudo da Ética
  • Ética Aplicada e Bioética
  • A Ética no Âmbito das Relações Sociais
  • Ética nas Profissões de Saúde, na Sociedade e na Área Hospitalar.
  • Ética, aborto e Legislação; Ética, Morte, Religião e Eutanásia.
  • Atos Humanos, Lei Moral e Consciência Moral.
  • Bioética e Direitos Humanos

  • Conceitos gerais, diferentes modelos de projetos;
  • Explicação das etapas do projeto (roteiro);
  • Definição da problemática, justificativas;
  • Objetivos e hipótese;
  • Bases teóricas fundamentais, metodologia;
  • Cronograma, custo, orçamentos, materiais e pessoal, resultados esperados;
  • Executar e acompanhar todas as etapas do projeto, buscando eventuais falhas;
  • Redigir e avaliar os resultados finais do projeto.

  • Introdução ao estudo da epidemiologia
  • Objetivos dos estudos epidemiológicos
  • Prevenção primária
  • Prevenção secundária
  • Doenças transmissíveis e doenças não transmissíveis
  • Prevenção Terciária e epidemiologia ambiental e ocupacional
  • Epidemiologia, política de saúde e planejamento.

  • Epidemiologia
  • Aspectos epidemiológicos das doenças infectocontagiosas
  • Introdução à doenças infectocontagiosas
  • Doenças infectocontagiosas virais
  • Doenças infectocontagiosas bacterianas
  • Doenças infectocontagiosas por outros microrganismos

  • O papel da educação na formação ética da sociedade.
  • Conflitos comunicacionais e relações humanas no trabalho.
  • Psicologia e gestão de conflitos
  • Aspectos importantes sobre motivação
  • Referenciais mentais e relações interpessoais
  • O sentido do poder nas relações humanas
  • Inteligências múltiplas
  • Trabalho em equipe

  • Ética e humanização na atenção à saúde da mulher
  • Anatomofisiologia da mulher
  • Ciclo gestacional, suas alterações fisiológicas e anatômicas no corpo da mulher
  • Intercorrências obstétricas e mortalidade materna
  • Cuidados de enfermagem no puerpério
  • Neoplasia mais frequentes nas mulheres
  • Menopausa e climatério
  • DST

  • Princípios da implantação da saúde do homem pelo MS
  • Legislação da saúde do homem
  • Alterações fisiológicas do corpo masculino
  • Impotência sexual
  • DST I e II
  • Próstata
  • Vasectomia

  • Envelhecimento humano
  • Legislação para o idoso
  • Distúrbios geriátricos
  • Fisiologia do envelhecimento
  • Paciente acamados
  • Cuidado domiciliar geriátrico
  • Principais neoplasias acometidas ao idoso
  • Cuidados paliativos

  • Humanização na assistência à criança e ao adolescente
  • Crescimento e desenvolvimento
  • Assistência de enfermagem à criança
  • Esquema de imunizações
  • Aleitamento materno
  • Patologias mais frequentes na criança
  • Principais de acidentes na infância
  • Neoplasia em crianças

  • A importância da saúde do trabalho
  • Saúde do trabalhador
  • Doenças ocupacionais
  • Doenças não ocupacionais
  • Emergências pré-hospitalar
  • Organizações dos serviços médicos e de enfermagem
  • Técnicas: verificação de SSVV
  • Técnicas: RCP (massagem cardíaca)

  • Saúde mental
  • Saúde do trabalhador
  • Reforma psiquiátrica
  • Política nacional de saúde mental
  • Transtornos mentais mais comuns
  • Assistência de enfermagem em saúde mental
  • Técnicas 1 e 2: administração medicamentosa

  • Conceitos sobre conflitos e negociação (teoria e dinâmica).
  • Origem dos conflitos e Gestão de conflitos.
  • Necessidade da negociação
  • Estratégias de negociação.
  • Seminários de apresentação dos projetos pelos grupos.
  • Apresentação dos projetos pelos grupos em forma de seminários.
  • Cases e tendências em elaboração de projetos.
  • Apresentação de cases e tendências em elaboração de projetos.

  • Aspectos históricos da saúde pública no Brasil
  • O SUS – princípios e diretrizes
  • Base legal do SUS
  • Atenção primária x estratégia de saúde da família
  • Pacto pela saúde
  • Vigilância em saúde
  • Gestão e planejamento em saúde
  • Política nacional de saúde

  • Conceituação: gênero e sexo. Enfoque histórico: a construção do corpo;
  • História da sexualidade;
  • Relações sociais de gênero: a ordem de gênero, masculinidades e feminilidades;
  • Estudos de gênero e sexualidade nas ciências sociais e nas ciências da saúde;
  • Gênero, sexualidade e reprodução;
  • Violência de gênero;
  • Saúde do homem e da mulher;
  • Diversidade sexual;
  • A população LGBT e os direitos à saúde;

  • A População negra no Brasil e a Luta pela Cidadania
  • A Situação de Saúde da População negra no Brasil e seus determinantes Sociais;
  • Princípios, objetivos e diretrizes da atenção à saúde da população negra;
  • Iniquidades raciais em saúde e políticas de enfrentamento;
  • Formação e educação permanente para trabalhadores de saúde para atendimento da população negra;
  • Doenças prevalentes na população negra com enfoque na anemia falciforme;
  • Índices epidemiológicos que envolvem a Saúde da População Negra.

  • Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas
  • Diretrizes, Distrito Sanitário Especial Indígena
  • Organização: Preparação de recursos humanos para atuação em contexto intercultural, ações de saúde, Articulação dos sistemas tradicionais indígenas de saúde;
  • Promoção ao uso adequado e racional de medicamentos e ações específicas em situações especiais
  • Ética nas ações de atenção à saúde envolvendo comunidades indígenas
  • Promoção de ambientes saudáveis e proteção à saúde indígena
  • Controle social;
  • Responsabilidades institucionais: Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde.

  • A População do campo e Cidadania
  • A Situação de Saúde da População do campo e seus determinantes Sociais;
  • Princípios, objetivos e diretrizes da atenção à saúde da população do campo;
  • Ética e Humanização no atendimento à Saúde da população do campo;
  • Formação e educação permanente para trabalhadores de saúde para atendimento da população do campo;
  • Doenças prevalentes na população do campo;
  • Índices epidemiológicos que envolvem a Saúde da População do campo.

Ao aluno que concluir todos os módulos teóricos com aproveitamento, atendendo aos requisitos de acesso, será conferido o diploma de Técnico em Agente Comunitário de Saúde.

O diploma contém em seu verso a estrutura da organização curricular, carga horária, resultados finais das avaliações, assim como o perfil profissional de conclusão com as competências e habilidades atingidas pelo concluinte.

O Diploma será registrado nos termos da legislação vigente e terão validade nacional e todos os dados do referido curso estão inseridos de acordo com Parecer nº 14/2009 no SISTEC – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, do Ministério da Educação, para consulta pública conforme Parecer CNE/CEB nº 14/2008.